quarta, 21 de fevereiro de 2018
Vereadores discutem solução para escorpiões
17 de maio de 2017


Na manhã de ontem (16), os vereadores Fábio Kazuto (PSB), João Zanetoni (PSB), Vanderley Vieira dos Santos – Deley (PPS), Vagner Selis – Pintinho (PRB) e Bismark Jun Iti Kuwakino se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e SUCEN para discutir medidas para controlar o número de escorpiões no município. 
Na última Sessão Ordinária, alguns vereadores afirmaram que, constantemente, recebem reclamações da população sobre o aparecimento dos animais pelonhentos em residências.  
Como alternativa, os vereadores Deley e Pintinho propuseram o Projeto de Lei 81/2017, que visa permitir o cultivo de galinhas em imóveis residenciais, na área urbana do município. 
Durante a reunião, os profissionais de saúde explicaram que o cultivo de galinhas em áreas urbanas pode provocar a disseminação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose, pois as larvas do mosquito se alimentam de fezes das aves. 
Os profissionais de saúde explicaram que a melhor forma de combater os escorpiões é mantendo limpos quintais e residências, já que a aplicação de inseticidas prejudicam animais de estimação e crianças. 
Os vereadores também destacaram que quintais e terrenos devem ser fiscalizados para evitar ambientes propícios para esses animais. “Basta orientar a população e a Prefeitura fazer sua parte”, completou Zanetoni.
Os vereadores pediram que os órgãos de saúde trabalhem em conjunto para encontrar soluções para o problema.