sexta, 29 de março de 2024
Prefeitura responde requerimento sobre cursos da Universidade Aberta
22 de agosto de 2019

O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento solicitando que a Prefeitura informasse quais cursos estão em vigor na Universidade Aberta do Brasil Jales (UAB), em 2019 e a quais universidades federais estão vinculados.

Macetão justificou que em anos passados, a instituição ofereceu cursos de nível superior de qualidade e gratuitos, ministrados no prédio do CAIC. Os cursos foram e são de grande proveito para profissionais que se graduaram na UAB. A Universidade Aberta é uma conquista importante e precisa ser administrada com atenção para que não diminuam ou sejam extintos os cursos ofertados.

Macetão indagou quais cursos já foram ofertados e não são mais oferecidos, quem é o responsável pela coordenação geral da UAB e quem promove a interação da UAB com o MEC (Ministério da Educação) e com as Universidades e Institutos Federais para ofertar novos cursos.

Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através de ofício encaminhado pelo Polo Regional de Jales, informou que os cursos oferecidos em 2019 são: Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade (UFTPR); Bacharelado em Engenharia Ambiental e Licenciatura em Educação Musical (Ufscar); Bacharelados em Engenharia de Computação e em Engenharia de Produção, Licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia (Univesp); Licenciatura em Química (Unifal) e Especialização em Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica (IFSC).

Segundo o Polo Regional, novos cursos estão suspensos até que sejam liberados recursos pelo MEC/CAPES para que as Instituições de Ensino Superior deem continuidade ao processo de ingresso. Foi encaminhada, junta à resposta, uma lista contendo os cursos que já foram ministrados e não são mais ofertados pela UAB e uma relação dos cursos que aguardam liberação de recursos para iniciar as atividades.

Foi ainda informado que o coordenador do Polo de Jales, Nilton A. Marques de Oliveira, exerce a função em caráter interino e é o responsável por fazer a interação com o MEC e com as instituições federais. O coordenador não recebe bolsa nem qualquer tipo de provento para exercer a função.

Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).