Câmara institui o Dia da Conscientização da Doença de Parkinson
11 de maio de 2022
A Câmara, em Sessão Ordinária (9), aprovou o Projeto de Lei 111/2022, que institui o Dia da Conscientização da Doença de Parkinson, que será celebrado, anualmente, no dia 11 de abril.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença de Parkinson ocorre devido à degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a dopamina, substância que conduz as correntes nervosas ao corpo. A diminuição ou a falta de dopamina afeta os movimentos provocando sintomas como rigidez muscular, lentidão de movimento, tremores, desequilíbrio, alterações na fala e na escrita.
A vereadora Carol Amador (MDB), autora do PL, falou sobre o objetivo da propositura: “A doença de Parkinson é degenerativa, crônica, progressiva, a tendência é só piorar. Não existe cura, mas existem tratamentos para amenizar o sofrimento do paciente. Um por cento da população, acima de 65 anos, pode ser acometida pela doença de Parkinson. Acho que nesse dia, as unidades de saúde deveriam trabalhar e haver eventos em praças, nas comunidades para a gente poder falar um pouco mais sobre a doença”.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e encaminhado para sanção do prefeito.