Prefeitura responde requerimento sobre criação de centro de especialidades
21 de dezembro de 2023
O vereador Ricardo Gouveia (PP), em requerimento, questionou a Prefeitura se seria possível transformar o antigo covidário em um centro de atendimento médico 24 horas, para especialidades como ginecologia, obstetrícia, pediatria e ortopedia.
O parlamentar indagou a Prefeitura se seria possível o centro de atendimento ser custeado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj).
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que Jales possui gestão plena em Atenção Básica, é de responsabilidade do Estado a média e alta complexidade assistencial. A Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento em clínica geral, pediatria e ginecologia em toda as Unidades de Saúde da Família. O atendimento de ortopedia é contratualidade nas referências para a especialidade, ficando, principalmente, sob a responsabilidade do Ame, Santa Casa de Jales e Hospital de Base, a depender da complexidade do caso.
Segundo a Prefeitura, a contratação de serviços pelo Consirj demandaria estudo de interesse e aplicabilidade por parte dos gestores dos dezesseis municípios que fazem parte do Consórcio.