A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, respondeu ao Requerimento da Vereadora Ana Carolina Lima Amador, que havia solicitado informações sobre a possibilidade de flexibilizar o trânsito na Avenida João Amadeu, esquina com a Rua 17, no Centro.
Para seus questionamentos, Amador colocou que há constantes reivindicações de empresários que atuam nas proximidades dessa confluência, apontando que a proibição de virar à esquerda para quem transita pela Avenida João Amadeu para acessar a Rua 17 prejudica o acesso aos seus estabelecimentos.
A título de exemplo, a parlamentar também mencionou que o posto de combustíveis localizado nessa esquina enfrenta dificuldades, já que os motoristas que transitam do bairro ao centro pela avenida, mesmo estando a cerca de trinta metros do estabelecimento, são obrigados a percorrerem mais de duzentos metros para acessá-lo, o que compromete a competitividade e a viabilidade comercial do local.
A Edil quis saber do Executivo se é possível programar os semáforos nesse cruzamento de forma a permitir a conversão à esquerda para os motoristas que trafegam no sentido bairro/centro. A Diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Beatriz Renesto Faile, respondeu que, após realizada a vistoria e fiscalização do local, um novo estudo e uma nova proposta para realizar a mudança de trânsito estão em andamento.
Outra dúvida levantada por Amador foi quais seriam os impedimentos técnicos ou legais que inviabilizariam tal adequação, em caso de impossibilidade da providência. Faile disse que a proposta será encaminhada e analisada pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e pelo Conselho de Segurança - CONSEG para adequações e aprovação necessária para, assim, ser realizada a melhoria no trânsito local.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/49896.