O Vereador Hilton Alessandro Marques de Oliveira teve as dúvidas de seu Requerimento respondidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, sobre o armazenamento das imagens dos totens de postos eletrônicos na Central de Monitoramento da Pasta.
Em relação aos vinte totens de postos eletrônicos de Segurança Urbana e Escolar recém-instalados na cidade, Marques mencionou que esses equipamentos também visam a monitorar placas de veículos furtados ou suspeitos, bem como pessoas procuradas pela polícia ou envolvidas em possíveis atos de vandalismo e delitos.
Ressaltando que as imagens gravadas por esses totens podem ser disponibilizadas às forças de segurança e aos órgãos de justiça para auxiliarem na investigação e no esclarecimento de ocorrências, o parlamentar quis saber da Secretaria se essas imagens são automaticamente deletadas após trinta dias de cada mês e, se sim, qual seria a razão.
A Diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Beatriz Renesto Faile, respondeu que não são apagadas após o período, mas sobrepostas. Como exemplo, explicou que as imagens registradas no dia 10 de setembro seriam sobrepostas no dia 10 de outubro e que, em caso de eventos, maior movimentação de pessoas e veículos e/ou atitudes suspeitas, as imagens ficam salvas em nuvem para eventual solicitação dos órgãos de justiça e segurança.
Faile também colocou que os principais interessados pelas imagens registradas são os órgãos de justiça e segurança competentes que atuam no município e em toda sua região, e que para todo registro de ocorrência encaminhado para a Pasta, são tomadas as providências imediatas pela Central de Monitoramento de salvar essas imagens por tempo indeterminado para auxílio das investigações.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/49920.