Os Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira e Elder Garcia Mansueli obtiveram respostas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, sobre a possibilidade de instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Francisco Jalles com a Rua 10, no centro. De acordo com o Executivo, uma avaliação está em andamento para verificar a medida mais eficaz para segurança e fluxo de veículos no local.
Entre os argumentos usados nos questionamentos, os parlamentares colocaram que o risco de acidentes no cruzamento é elevado em função do alto fluxo, conforme relato de moradores e motoristas que utilizam a via, e apontaram que a instalação de um semáforo pode reduzir significativamente o perigo de acidentes.
Outro ponto destacado por Marques e Mansueli foi a importância de se contar com dados técnicos e um estudo sobre o índice de acidentes registrados no local para formar e embasar as decisões a serem tomadas pela administração pública. Os Edis também lembraram que o Conselho Municipal de Trânsito é responsável pela análise das condições viárias e pela emissão de pareceres técnicos sobre possíveis intervenções no trânsito da cidade.
Uma das perguntas direcionadas à Prefeitura foi sobre a ciência do problema, pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e, em caso afirmativo, quais seriam os dados levantados até o momento. Os Vereadores também quiseram saber se há algum estudo ou projeto em andamento para a instalação do semáforo e, se sim, quais seriam os prazos previstos para a execução da obra.
Por fim, Marques e Mansueli perguntaram qual é o posicionamento do Conselho Municipal de Trânsito sobre a previsão da instalação do dispositivo no cruzamento e se o Conselho já realizou algum estudo ou emitiu algum parecer sobre a necessidade de intervenção nesse entroncamento de vias.
A diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Beatriz Renesto Faile, respondeu em ofício que uma eventual alteração no trânsito de determinadas vias, em situação já consolidada, exige avaliação dos impactos no trânsito tanto na via em que será realizada a intervenção, quanto nas demais vias em seu entorno.
Alegando também que a instalação de semáforo, em alguns casos, traz mais segurança, mas pode prejudicar a fluidez do trânsito, Faile afirmou que uma avaliação está sendo realizada e que, agora, o Requerimento dos Vereadores será apresentado ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana para análise e avaliação de riscos do local.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/49919.