No Requerimento nº 142/2024, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, na 1805ª Sessão Ordinária da Câmara, o Vereador Vanderley Vieira dos Santos pediu ao poder Executivo informações sobre a possibilidade de o município disponibilizar técnicos(as) de enfermagem para as Escolas Municipais de Ensino Infantil – EMEIs.
As finalidades, de acordo com o Edil, são fazer com que os profissionais ministrarem medicamentos prescritos por médicos aos alunos, em horários específicos, além de atuarem na prevenção e controle de doenças comuns na faixa etária atendida por essas escolas.
Em sua explanação na Sessão, Vieira citou diferentes situações em que há necessidade dos técnicos nas EMEIs. “Há aquelas crianças que vão ao médico, que dá a receita e as mães não têm como estarem dentro da EMEI para darem o medicamento. Muitas mães, às vezes, recebem ligações informando que a criança não está da forma como foi falado [ao telefone] e saem desesperadas de seus empregos para buscarem seu filho, sendo que talvez só um medicamento aliviaria. Há outros problemas, como detectar uma criança com catapora, e isso já evitaria contagiar outras. Quem pode ter esse olhar mais clínico é a técnica de enfermagem”, disse o parlamentar.
Vieira perguntou à Prefeitura, no Requerimento, se há possibilidade de disponibilização desses profissionais para as EMEIs, se existe um planejamento ou estudo para que atuem na prevenção e identificação precoce de doenças mais comuns e, se não há, quais alternativas são consideradas para atenderem essa necessidade de forma eficaz.
Outros detalhes do Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/50097.