A Prefeitura, por meio da chefe de setor da Secretaria Municipal de Educação, Amália Ramos de Freitas Bueno, respondeu ao Requerimento nº 118/2024, dos Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira e Ana Carolina Lima Amador, a respeito de transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino.
Os Edis, na propositura, mencionaram relatos recebidos de pais de estudantes sobre a constante dificuldade enfrentada pelos filhos, referente ao transporte escolar, especificamente em relação ao horário de chegada às 12h, e colocaram que os alunos da Escola Municipal “Prof. Oswaldo Soler” têm chegado atrasados devido a frequentes quebras de veículos do transporte escolar.
Em seus questionamentos, Marques e Amador perguntaram se o Executivo teria ciência da situação e, se sim, qual é a frequência das quebras mecânicas do transporte escolar e quais medidas têm sido adotadas para sanar o problema. Em ofício, Bueno respondeu afirmativamente à primeira pergunta, completando que são quebras eventuais e que a empresa terceirizada responsável pelo transporte é comunicada sobre o fato.
Outras dúvidas dos parlamentares foram se a diretoria da Escola Municipal “Prof. Oswaldo Soler” tem conhecimento sobre os atrasos dos alunos causados pelas quebras do transporte escolar, e em hipótese afirmativa, quais foram a comunicação feita pela escola à Administração Municipal e as ações tomadas. Bueno confirmou a ciência pela diretoria e disse que foi feita comunicação e repassada a demanda à empresa terceirizada.
As medidas que a Prefeitura planeja implementar para evitar a recorrência desses problemas e garantir a pontualidade do transporte foi outro ponto questionado por Marques e Amador. Bueno apontou a fiscalização e a gestão para cumprimento do instrumento celebrado.
Uma última dúvida dos Vereadores foi se existem problemas semelhantes em outras unidades escolares da rede municipal ou a situação é restrita apenas à Escola Municipal “Prof. Oswaldo Soler”. Bueno se pronunciou dizendo que não é de seu conhecimento outra reclamação do tipo.
Outros detalhes do Requerimento e da resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/49915.