Aprovada de forma unânime na 1808ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, a Moção de Aplausos nº 60/2024, de autoria do Vereador Ricardo Alexandre Fernandes Gouveia, homenageou a Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior - 5 – CPI-5, de São José do Rio Preto, pelos sessenta anos de atividades.
Na propositura, o Edil manifesta “os mais calorosos aplausos pela comemoração dos sessenta anos de existência, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura e preservação das tradições musicais no interior do Estado de São Paulo”.
Consta no documento que a Banda foi oficialmente criada no dia 5 de setembro de 1964 “e, desde então, vem construindo uma trajetória marcada pela excelência e pelo compromisso com a arte musical”. De acordo com a Moção, ao longo desses anos, ela não apenas enriqueceu eventos cívicos e comunitários, mas também atuou como uma ponte entre a Polícia Militar e a população, promovendo integração e harmonia social.
Gouveia menciona na propositura que, em reconhecimento a esse legado, a Banda foi declarada Patrimônio Cultural de Rio Preto, pela Câmara Municipal local em 2014, “consolidando seu papel fundamental na preservação da identidade cultural da região”.
“A comemoração dos seus sessenta anos aconteceu no dia 16 de novembro, no prestigiado Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto, onde se reuniram autoridades, membros da comunidade, além de um público entusiasta que aplaudiu de pé uma apresentação completa”, informa o documento do Vereador.
Na conclusão, Gouveia salienta que “A Câmara Municipal de Jales rende, portanto, os mais efusivos aplausos à Banda Regimental de Música do CPI-5, como forma de reconhecimento e gratidão pelo seu trabalho incansável ao longo dessas seis décadas”, e deseja que “sua história de dedicação e talento continue a inspirar futuras gerações e a fortalecer os laços comunitários”.
Outros detalhes da Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/50350.