• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
terça, 03 de fevereiro de 2026
Reforma de velório e recape são discutidos em sessão
17 de agosto de 2017


Na sessão ordinária (7), os vereadores João Zanetoni (PSB), Vanderley Vieira – Deley (PPS), Tiago Abra (PSB) e Vagner Selis – Pintinho (PRB) questionaram a Prefeitura sobre a necessidade de reformas no Velório Municipal “Aparecido Siqueira Leite”.
No requerimento apresentado, eles pediram que a Prefeitura informe se há um plano para construir novas salas no prédio, pois a quantidade de salas são insuficientes para atender a demanda de famílias que precisam do serviço. 
O vereador Deley explicou sobre a necessidade de reformas: “Aconteceu de falecer seis ou sete pessoas de Jales. E aí, é o sofrimento das famílias que não tem vaga para velar seus entes queridos. Jales já tem que começar a pensar num velório melhor, com mais benfeitoria no cemitério novo. Lá já se pode pensar em fazer duas ou três salas”, afirmou. 
Abra sugeriu mudanças na administração do local: “O nosso velório municipal todo precisa de reformas. As funerárias que utilizam o local, as funerárias que ganham um lucro com esse tipo de serviço, nada mais justo, como outras cidades fizeram, que as funerárias invistam na reforma e na construção de um novo velório. E elas, as funerárias, que tomem conta do serviço”, sugeriu o vereador.
Também foi discutido na sessão um requerimento, de autoria de Deley, indagando sobre a possibilidade de recapeamento asfáltico na Avenida da Saudade, próxima ao velório. 
Segundo o vereador, as ruas estão com muitos buracos, prejudicando o trânsito de veículos no local: “Eu tenho notado que lá são só 80 metros [para recapeamento], do meio da Avenida da Saudade para baixo está recapeado. Eu fiz o requerimento para que [o recapeamento] seja mais rápido”, disse Deley.
 O vereador Deley questionou se existe um prazo para que a Prefeitura realize essas obras na Avenida. 
Os requerimentos foram aprovados por unanimidade e encaminhados à Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).