• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
sexta, 17 de janeiro de 2025
O Título de Cidadão Jalesense é outorgado pelo Poder Legislativo a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços ao Município e o Projeto de Decreto Legislativo será sempre acompanhado do Curriculum Vitae ou justificativa, por escrito, do homenageado.
A concessão dessa honraria também está prevista no Artigo 19, XIV, da Lei Orgânica do Município de Jales, na qual estabelece que o Projeto de Decreto Legislativo deverá ser aprovado pelo voto da maioria qualificada dos membros da Câmara Municipal, ou seja, no mínimo, dois terços dos Senhores Vereadores.

Lista dos Homenageados


A Medalha XV de Abril foi instituída pela Resolução nº03/95, de 25 de abril de 1995, originada de um Projeto de Resolução de autoria do Vereador Ari Dalton Martins Moreira e é destinada a quem se distingue por atos de coragem, altruísmo, notável sucesso profissional ou relevantes serviços prestados ao Município de Jales.
Segundo a referida Resolução, a Medalha é cunhada em metal e tem um raio de cinco centímetros, onde consta o Brasão do Município e a inscrição: “XV DE ABRIL” “MÉRITO E CIDADANIA” e na borda: “PODER LEGISLATIVO DE JALES”. A concessão da Medalha se dá através de Projeto de Decreto-Legislativo, devendo ser apresentado por, no mínimo, 1/3 (um terço) dos membros da Câmara e a entrega da honraria se dá durante o período de comemoração do aniversário de fundação da cidade (15 de abril).

Lista dos Homenageados

 

E para completar o rol de honrarias que podem ser outorgadas pelo Poder Legislativo Jalesense, temos a Medalha Ecológica, que foi instituída pela Resolução nº04/2006, originada de um Projeto de Resolução de autoria da Vereadora Aracy de Oliveira Murari Cardozo, destinada a agraciar pessoas, entidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à ecologia e ao meio ambiente no Município de Jales ou no Estado de São Paulo.
Essa comenda é concedida anualmente, sempre no dia 05 de junho, por ocasião do Dia Internacional do Meio Ambiente, em Sessão Solene na Câmara Municipal ou em outro local a ser definido pela Mesa do Poder Legislativo.
Justificou a ilustre autora que temas como as mudanças climáticas, efeito estufa, degradação de ecossistemas, poluição de rios e mares vêm sendo cada vez mais discutidos em âmbito mundial, promovendo a crescente conscientização da sociedade em relação às questões ambientais. A Legislação ambiental tem apresentado tendência a criar leis mais rígidas, restringindo a atuação das empresas, sendo que a preocupação com o meio ambiente vem ganhando espaço na gestão de empresas estratégicas e ONGs que atuam na sua preservação.
E para concluir a justificativa, foi ressaltado que o principal objetivo é proporcionar reflexões que levem ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental, em que as pessoas que buscam trabalho e preservação do meio ambiente, no âmbito municipal ou estadual, serão reconhecidas pelo poder público do Município de Jales, com a concessão da “Medalha Ecológica Municipal”.

Obs.: Ainda não houve homenageados