Vereador Chico quer informações sobre possível uso indevido de ambulâncias
18 de outubro de 2017
O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (PMDB) questionou a Prefeitura se as ambulâncias do município estão sendo usadas indevidamente.
O vereador afirma receber reclamações de munícipes sobre usuários que solicitam o transporte para socorro médico, mas utilizam o veículo para se deslocar até a região central da cidade e realizar outras atividades.
“Várias pessoas me ligaram informando que esse uso está sendo indevido. Tem pessoas que não necessitam e requerem essas ambulâncias para ir até o centro da cidade. Eu fiz esse requerimento para saber se isso está acontecendo. Tem pessoas que necessitam e não estão obtendo esse benefício”, comentou o vereador.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) ressaltou que há regras para utilização das ambulâncias: “Eu li uma portaria que fala justamente dessa regulamentação. Ela fala de algumas coisas que são obrigatórias para que ocorra esse translado como o paciente ser acamado, ter idade superior a 60 anos, fazer uso de algum tipo de medicamento que dificulte seu caminhar... É fundamental verificar se há abusos, descumprimentos e se há a possibilidade de melhorar essa portaria”.
No requerimento, Chico ressaltou que o uso indevido de ambulâncias gera custos, debilita ainda mais o setor financeiro da área da saúde e compromete os atendimentos a pacientes em situação de emergência.
O vereador também indagou quais os critérios utilizados pelas unidades de saúde para liberar ambulâncias com o objetivo de socorrer pacientes necessitados.
O requerimento 167/2017 foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

segunda, 02 de fevereiro de 2026 
