Vereadores requerem informações sobre combate a mosquitos e pernilongos
25 de outubro de 2017
Os vereadores Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (PMDB), Nivaldo Batista de Oliveira – Tiquinho (PSD) e Tiago Abra (PP) pediram à Prefeitura informações sobre medidas de combate à infestação de mosquitos e pernilongos no município.
Eles afirmam que, frequentemente, recebem queixas de moradores sobre a grande concentração de mosquitos em vários pontos da cidade. Além de causar desconforto, com a época de chuvas, os mosquitos e pernilongos podem se proliferar e causar uma epidemia de dengue.
Para Abra, é preciso prevenir a disseminação do vetor antes que apareçam casos da doença: “Nós queremos saber que medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura, porque tenho certeza de que ninguém quer uma epidemia de dengue na nossa cidade novamente. É uma doença terrível. Fica aqui o alerta desta Casa para que a Prefeitura tome as providências necessárias”.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) destacou algumas medidas para evitar a proliferação de mosquitos: “As pessoas precisam se conscientizar de que, se não cuidarem de seus quintais, suas residências e locais próximos aos que eles habitam, o mosquito pode aparecer. É importante passar para a população que temos que permitir que o agente [de saúde] entre [nas casas]”.
Os vereadores pediram que a Prefeitura informe quais medidas serão adotadas para combater imediatamente a infestação de mosquitos e se há uma equipe preparada para intervir, de forma rápida, caso apareçam os primeiros casos de dengue.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).