Vereador Macetão quer informações sobre castração e animais abandonados
28 de novembro de 2017
A castração de animais é uma das medidas fundamentais a serem adotadas pelas Prefeituras para reduzir o risco à saúde pública. A castração ajuda a controlar a população animal, diminuindo a quantidade de cães e gatos abandonados pela cidade.
Grande parte da população de Jales não possui recursos financeiros para custear a castração de seus animais em clínicas particulares. O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em requerimento, questionou se a Prefeitura pretende iniciar um programa de castração gratuita de cães e gatos e se planeja alguma ação para solucionar o problema de excesso de animais abandonados na cidade.
Macetão também indagou quantos animais foram castrados em 2017, se a população pode levar seus animais para serem castrados no Centro de Zoonoses e se há uma estimativa da população de cães e gatos da cidade.
“Tenho certeza de que cada um aqui sabe da importância de uma ação dessas. Eu já fiz uma indicação para transformar um ônibus para que possa fazer essas castrações. A gente tem que dar alguma solução”, falou o vereador.
O vereador Tiago Abra (PP) comentou sobre outros projetos que podem ser implementados no município para proteção animal: “Poderia criado um consórcio, como o de saúde, porque fica muito caro comprar um castramóvel para Jales, um para Urânia, um para Vitória Brasil... A ideia é que o castramóvel faça esse trabalho regional. Criar no ano que vem um Fundo de Bem Estar Animal”.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).