Vereadores homenageiam Cooperativa Agrícola com moção
30 de maio de 2018
Na segunda-feira (28), em Sessão Ordinária, os vereadores Fábio Kazuto e João Zanetoni, ambos do PSB, homenagearam diretores e sócios da Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores da Região de Jales com uma moção de aplausos, pelos 25 anos da entidade.
A Cooperativa Agrícola foi fundada em 1993, com o intuito de fortalecer a agricultura familiar na região, especialmente para o cultivo de uva para produção de vinho. Nos anos 90, uma crise de preços e mercado atingiu a viticultura e a Cooperativa alterou suas prioridades e passou a investir no setor de hortifrúti. A entidade ampliou o quadro de cooperados que hoje somam mais de 130 produtores.
Através de parcerias com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Jales, com o Banco Mundial e com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II, a entidade passou a comercializar produtos descascados, picados, higienizados e polpas de frutas, uma forma de agregar valor a produtos de baixo custo e conquistar novas fatias do mercado.
Recentemente a Cooperativa firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, visando fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que contempla 180 escolas da região.
“A gente sabe que o trabalho de vocês é de longos anos. É um trabalho árduo, de muita dificuldade e crises. Toda essa diretoria e sócios da Cooperativa merecem aplausos e reconhecimento da cidade de Jales. Aquele espaço acolhe mais de 130 produtores e emprega mais de 115 famílias. Isso mostra o esforço de cada um de vocês. Parabéns, diretores, sócios e funcionários. Eu acredito no crescimento, ainda maior, dessa Cooperativa”, elogiou Zanetoni.
O vereador Kazuto parabenizou o trabalho da entidade e dos pioneiros no cultivo de uvas: “Ficamos admirado pelo trabalho que vocês realizam. Temos que valorizar as pessoas que trabalham com a terra, como os agricultores. A riqueza do país está no trabalho. Parabéns à Cooperativa e àqueles que trouxeram a viticultura para a região”.
A Moção de Aplausos foi aprovada por unanimidade, subscrita pelos demais vereadores e encaminhada à Cooperativa Agrícola.