Vereadores questionam Prefeitura sobre quantidade de agentes de saúde
27 de junho de 2018
Os vereadores Nivaldo Batista – Tiquinho (PSD) e Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) pediram que a Prefeitura informe quantos agentes de saúde atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Setuo Suetugo”, no Jardim São Jorge e na ESF “Vereador Ozil Joaquim Rezende”, no Jardim Municipal.
Segundo os vereadores, os moradores atendidos nas unidades reclamam da quantidade insuficiente de agentes de saúde para visitações nas casas. O Ministério da Saúde estabelece a quantidade de agentes necessários de acordo com o número de famílias atendidas em cada ESF.
“Fomos à ESF “Vereador Ozil Joaquim Rezende” e parece que só tem duas pessoas atendendo, mas deveriam ser sete. Se tiver que fazer concurso, vamos fazer concurso para melhorar a situação da população de lá”, falou Tupete.
“Parabéns pelo requerimento. Eu recebi uma reclamação semana passada e encaminhei à chefe de gabinete, Patrícia, ela resolveu, e era exatamente por falta de funcionário. Não fez concurso para resolver o problema da falta de funcionário? Tem que chamar. Não foram chamados por quê? Esse concurso tem prazo para chamar os aprovados. A Prefeitura fez concurso para resolver os problemas e não resolveu nenhum”, criticou Tiago Abra (PP).
Tiquinho e Tupete, através de requerimento apresentado em Sessão Ordinária (25), indagaram se, atualmente, o número de agentes nas unidades é o recomendado pelo Ministério da Saúde e, caso não seja, até quando a Secretaria Municipal de Saúde poderá resolver o problema.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).