Vereadores querem informação sobre atendimentos na UPA
07 de agosto de 2018
Os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) questionaram a Prefeitura sobre os motivos da longa espera dos pacientes para serem atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A UPA é responsável por resolver grande parte das urgências e emergências, com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e analisam se é necessário encaminhar a um hospital.
Segundo os vereadores, muitos pacientes alegam necessitar de internação hospitalar e não a conseguem ou conseguem após muita insistência.
Os vereadores indagaram quais medidas serão adotadas para reduzir o tempo de espera para atendimento e se há alguma restrição, como limite de internações, que dificulte a internação de pacientes na Santa Casa de Misericórdia. Tupete e Macetão também questionaram se a direção da UPA acredita que todos os pacientes que necessitam são internados.
“Já fizemos reclamações e indicações solicitando maior integração da UPA, que é a porta de entrada do cidadão no SUS, para a Santa Casa. É importante estreitar laços para que reuniões ocorram e para que seja dada uma solução que melhore o atendimento”, falou Macetão.
“Muita gente já veio a óbito porque não quiseram internar. Nós temos que fazer uma reunião junto com o prefeito para resolver isso. É um problema sério”, disse Tupete.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre o requerimento: “A gente vai procurar se reunir com o provedor da Santa Casa, a diretoria do CONSIRJ [Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales] e fazer da melhor forma possível para que as pessoas que vão lá tenham dignidade e sejam atendidas da melhor forma possível”.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
