• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Vereadores questionam sobre condições de trabalho nas ESF
29 de agosto de 2018


Os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (27), questionaram quais providências estão sendo tomadas pela Prefeitura para oferecer condições apropriadas de trabalho aos profissionais de saúde das Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. 
Os vereadores afirmaram que os profissionais de saúde sofrem com a falta de equipamentos, equipamentos com mau funcionamento e ambientes com infraestrutura inadequada para o bom exercício de suas atividades e com riscos aos pacientes. Além disso, os profissionais sentem-se desestimulados, pois não têm plano de cargos, carreira e salários. 
“Eu e o vereador Tupete estivemos em várias unidades de saúde. Constatamos a necessidade de fazer intervenções urgentes para que as pessoas tenham melhor atendimento. Há necessidade de contratar funcionários, comprar equipamentos. Os funcionários estão desestimulados. Precisamos resolver esse problema. Estive com o prefeito Flá [Prandi Franco] e ele se comprometeu a resolver os problemas que foram colocados, principalmente a questão de agentes de saúde”, falou Macetão.
“O problema não é falta de dinheiro, é como o dinheiro está sendo gerido. Temos doze áreas descobertas por agentes de saúde. No ano passado foram gastos 27% dos recursos em saúde. Não pode faltar funcionário para fazer limpeza, equipamento para dentista. Recebi um áudio de uma pessoa que foi tomar injeção e não tinha garrote para amarrar no braço, pegaram uma luva e cortaram para fazer o garrote. Toda semana recebo um monte de reclamação sobre a área da saúde. Está na hora de aproveitar tudo o que aconteceu e reestruturar, também, a saúde”, comentou o vereador Tiago Abra.
Os vereadores indagaram no documento se há alguma ação em andamento para elaborar o plano de cargos, carreiras e salários para os servidores da área da saúde e, em caso negativo, o que será feito para que o um plano seja elaborado e implantado. 
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).