• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
terça, 06 de janeiro de 2026
Câmara aprova moção de apoio aos funcionários dos Correios
30 de agosto de 2018


Os vereadores Tiago Abra (PP) e Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (MDB), em Sessão Ordinária (27), apresentaram uma moção de apoio aos empregados e aposentados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que tiveram seu fundo de pensão Postalis lesado.
Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal deflagrou a operação Pausare, para identificar irregularidades na aplicação dos recursos do Postalis. O rombo no fundo de pensão, que pode chegar a R$ 16 bilhões, pode fazer com que aposentados e funcionários da ativa dos Correios, assim como o Tesouro Nacional tenham que aumentar sua contribuição com o fundo. 
Na moção, os vereadores destacaram que os gestores do Postalis foram nomeados pelo Governo Federal e, por isso, não é justo que os trabalhadores dos Correios, que contribuíram por toda uma vida de trabalho, tenham seus benefícios prejudicados.
Os vereadores solicitaram que as matérias legislativas que envolvam o Postalis e seus planos sejam tratadas com atenção e comprometimento das estruturas de políticas federais, visando reduzir os danos, que já estão sendo arcados pelos aposentados e aposentáveis da ECT, e somam mais de 140 mil membros em todo o país.
“Desde 1981 que vocês [funcionários] contribuem. Fizeram um rombo absurdo no fundo e que vem crescendo cada vez mais. Vi que quase R$ 15 bilhões foram retirados dessas pessoas, que trabalharam por toda a vida e hoje estão lutando por um direito que é deles. Os Correios de Jales e de toda a região podem contar com a Câmara de Jales”, falou Chico.
A Moção de Apoio 28/2018 foi subscrita pelos demais vereadores e encaminhadas cópias ao presidente da República, presidente do Senado Federal, presidente da Câmara Federal, ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, diretor-superintendente substituto da PREVIC, ministro da Casa Civil, advogada Geral da AGU e ao presidente dos Correios.