• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
terça, 06 de janeiro de 2026
Moção homenageia Santa Casa por primeira captação de órgãos
30 de agosto de 2018


O vereador Bismark Kuwakino (PSDB), em Sessão Ordinária (27), através de uma moção de aplausos, homenageou médicos, enfermeiros e servidores da Santa Casa de Misericórdia de Jales pela primeira captação de órgãos para transplante em paciente com morte cerebral.
No dia 21 de agosto, equipes do INCOR Hospital das Clínicas e Hospital de Base de São José do Rio Preto estiveram em Jales e auxiliaram no procedimento de retirada de fígado, coração, pulmões, rins e córneas para serem destinados a outros pacientes. O trabalho de remoção levou mais de doze horas. 
No documento, o vereador explicou que o corpo clínico da Santa Casa, e toda a equipe de trabalho, é qualificado, possui os recursos necessários para fazer intervenções de alta complexidade e esse bom trabalho servirá de estímulo para que outras pessoas manifestem seus desejos de doar seus órgãos. 
“Eu queria mandar um abraço e meus sinceros sentimentos a essa família que perdeu um ente querido. Essa doação foi uma demonstração de solidariedade e amor ao próximo. Parabenizo todos os enfermeiros, médicos e servidores da Santa Casa que fizeram um trabalho de excelência. Isso mostrou que a Santa Casa tem capacidade para trabalhos de alta complexidade. São cinco vidas que estão recebendo esses órgãos. Talvez isso possa amenizar a dor dessa família que teve essa atitude”, disse Bismark.
O vereador João Zanetoni (PSB) falou sobre a moção: “Às vezes, perde-se uma vida para que se possa dar outra vida. Nós temos uma boa estrutura de saúde em Jales, temos no nosso município uma grande Santa Casa. Parabéns a todo corpo clínico da Santa Casa. Precisamos pensar com carinho sobre o aeroporto. A remoção e o transporte dos órgãos tem que ser rápidos e um aeroporto seria útil nesses casos”.
A Moção de Aplausos 30/2018 foi aprovada por unanimidade e encaminhada à Santa Casa de Misericórdia de Jales.