Câmara homenageia educação municipal por classificação em avaliação do MEC
12 de setembro de 2018
Na segunda-feira (10), em Sessão Ordinária, a Câmara aprovou uma moção de aplausos em homenagem aos diretores, professores e servidores públicos municipais da Secretaria Municipal de Educação pela classificação obtida no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – Ideb.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
No ano passado, a média atingida pelo Brasil foi de 5,8, do estado de São Paulo foi de 6,6, o município de Jales conseguiu a média de 7,8.
O vereador João Zanetoni (PSB), autor da moção, elogiou o trabalho dos servidores: “Parabéns a todos vocês. Isso não foi plantado agora, vem do trabalho de várias pessoas. Espero que isso venha trazer representatividade e que esse índice possa melhorar muito mais. Isso foi merecidamente alcançado com trabalho e dedicação”.
“Hoje, Jales comemora esses índices altíssimos na educação porque lá atrás teve um trabalho de valorização dos funcionários públicos. Se a gente fizer um trabalho sério, os resultados vêm. Hoje todas essas pessoas são reconhecidas não só no estado, mas no país, pelo belo trabalho que tem feito”, disse Luiz Henrique Viotto (PP).
“Só se muda um país com educação. Um povo sem educação é um povo violento, ignorante, que não respeita ninguém. Nós temos que aproveitar essa exceção em que nossa cidade se transformou na educação. Através da educação tudo melhora, você gasta menos na saúde, na segurança, na questão animal, com clinicas de recuperação. Parabéns a todos vocês. O trabalho na educação tem que ser por amor e eu tenho certeza de que é o caso de vocês. Ficou provado agora, mais do que nunca, que vocês estão no caminho certo”, disse Tiago Abra (PP).
O vereador Zanetoni destacou na moção que todas as escolas públicas municipais avançaram em seus respectivos índices, confirmando a competência e dedicação ao trabalho desempenhado por todos os profissionais da rede de ensino.
A secretária de Educação Lourdes Marcondes Rezende e servidores da área da educação acompanharam a discussão e votação da moção.
A Moção de Aplausos 32/2018 foi subscrita pelos demais vereadores e encaminhada à Secretaria de Educação.

domingo, 01 de fevereiro de 2026 
