Consirj responde requerimento sobre atendimento da UPA
17 de dezembro de 2018
Em Sessão Ordinária, os vereadores Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) questionaram quais providências poderiam ser tomadas pelo prefeito Flavio Prandi Franco, presidente do Consirj (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales), para melhorar o atendimento de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo os vereadores, os pacientes estariam reclamando do longo tempo de espera e da qualidade do atendimento prestado.
Tupete e Macetão indagaram quais providências foram tomadas, em 2018, para melhorar o atendimento e, caso já tenham sido tomadas providências, que resultados estas produziram na melhoria do atendimento dos pacientes.
Em documento encaminhado, o Consirj afirmou que foi realizada uma reforma na sala de Raio-X, melhorias na sala de espera e aperfeiçoamento na triagem ou classificação de risco dos pacientes.
A assistente social está desenvolvendo um trabalho de conscientização, explicando à população que a UPA presta serviço de atendimento de urgência. Para casos não urgentes, os pacientes devem procurar os postos de saúde dos bairros.
Os Secretários Municipais de Saúde que compõem o Consórcio foram orientados para que a internação dos pacientes seja feita na Santa Casa, sem passar pela Unidade de Pronto Atendimento.
Segundo o Consirj, os pacientes passaram a procurar os Postos dos bairros e a quantidade de pacientes na UPA está diminuindo gradativamente.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

sábado, 31 de janeiro de 2026 
