• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
sábado, 31 de janeiro de 2026
Macetão questiona classificação de Jales no Município Verde Azul
06 de fevereiro de 2019


O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (4), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura sobre a 490ª posição obtida pelo município de Jales no ranking do Programa Município Verde Azul.
O Programa Município Verde Azul é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras na execução e exploração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. 
O vereador criticou a posição obtida por Jales: “Ano passado fizemos uma indicação para formar uma equipe para tratar do ranking Município Verde Azul. A nossa classificação despencou, olha o resultado: de 645 municípios, Jales está em 490º. A nota obtida foi de 6,90, em uma nota que vai até pouco mais de 100 pontos. É uma vergonha isso! Por que tirou zero em arborização urbana? Não é possível! Tem alguma coisa errada”, disse Macetão.
O vereador Tiago Abra (PP) falou sobre medidas ambientais que podem ser adotadas pelo município: “Uma sugestão é a Prefeitura criar o disque árvore. A pessoa liga e solicita o plantio de árvore na frente da casa dela ou de um lote. O funcionário da Prefeitura vai lá e planta uma árvore. Isso não custa nada, mas dá um resultado extraordinário. Deixo aqui a sugestão”.
Macetão indagou quais as razões que levaram Jales a obter notas baixas nos critérios de avaliação, entre eles qualidade do ar, uso do solo, estrutura e educação ambiental e outros.
O vereador também pediu que a Prefeitura informe se há algum plano para melhorar a pontuação de Jales em todos os quesitos.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).