• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
sábado, 31 de janeiro de 2026
Tiago Abra questiona bloqueio de recursos para turismo
27 de fevereiro de 2019


O vereador Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária (25), questionou, através de requerimento, se a Prefeitura desenvolveu ações junto ao Governo do Estado de São Paulo para conseguir a liberação dos recursos bloqueados a que Jales tem direito como Município de Interesse Turístico (MIT). 
Os recursos do MIT são destinados pelo Governo Estadual para serem investidos no setor de turismo. No início da atual gestão do Governo de Estado, os recursos previstos para serem repassados ao Município de Jales, a este título, foram bloqueados, assim como os de outros municípios.
Vários municípios que tiveram esses recursos bloqueados já conquistaram a reconsideração e liberação, como Santa Clara D´Oeste, Três Fronteiras, Palmeira D’Oeste e Valentim Gentil.
Abra justificou que o prefeito municipal é próximo ao vice-governador do Estado de São Paulo, condição que certamente lhe dá um trânsito fácil nas instâncias estaduais de poder. 
Para Abra, os recursos seriam fundamentais para realizar melhorias no município: “No ano passado foi assinado o convênio de Jales como Município de Interesse Turístico. Todas as cidades do convênio recebem R$ 650 mil. Como o prefeito é ligadíssimo ao vice-governador, é estranho que Jales tenha ficado de fora. Ninguém da administração confirmou se o convênio realmente está em vigor e esse dinheiro não está sendo repassado ou se foi cancelado. O primeiro recurso seria para reformar o Teatro, o projeto já está pronto. Temos em Jales muitos produtores de uva, de frutas. Olha o que Urânia conseguiu fazer, isso atrai visitantes. Temos que saber se esse dinheiro vem ou não vem”.
O vereador questionou se há indícios de que será possível desbloquear esses recursos e o que a Prefeitura pretende fazer para voltar a receber as verbas do MIT.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).