Vereadores questionam sobre a compra de aparelhos de eletrocardiograma para UPA
28 de fevereiro de 2019
Os vereadores Vagner Selis – Pintinho (PRB) e Vanderley Vieira – Deley (PPS), em Sessão Ordinária (25), apresentaram um requerimento questionando o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (CONSIRJ), prefeito Flávio Prandi Franco, sobre a possibilidade de aquisição de aparelhos de ecocardiograma e eletrocardiograma para realizar exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jales.
Os vereadores justificaram que há uma demanda grande por exames de ecocardiograma indicados por médicos a pacientes de Jales e de toda região atendida pelo CONSIRJ. Esses exames não são oferecidos pela rede pública de saúde em Jales, situação que exige a remoção desses pacientes, sempre em grande número, para São José do Rio Preto, o que demanda tempo, dinheiro e provoca desgaste físico dos pacientes já debilitados.
A oferta de exames de ecocardiograma, mesmo em São José do Rio Preto, é limitada e já houve casos de pacientes do SUS terem ido a óbito antes mesmo de conseguir o exame.
O custo de um aparelho de ecocardiograma não é impedimento para sua aquisição, pois não tem um valor muito expressivo. Justificaram, ainda, que o aparelho de eletrocardiograma atualmente em uso no CONSIRJ, é muito antigo e necessita ser substituído por um novo.
Segundo Deley, com a compra dos aparelhos, os pacientes teriam que esperar menos tempo para realizar os exames de ecocardiograma: “Há vários anos nos deparamos com mortes súbitas por falta de um exame mais adequado do coração. Às vezes, o exame demora a ser feito e quando chega a data, a pessoa já está enterrada. Esse exame, segundo informações, custa cerca de R$ 350 na rede particular, não é qualquer um que tem condições de pagar”, disse o vereador.
Os vereadores indagaram se o CONSIRJ já analisou as dificuldades para a realização de exames de ecocardiograma e eletrocardiograma em pacientes do SUS, se é possível adquirir os aparelhos e qual a previsão para a realização das compras.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao presidente do CONSIRJ. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

sábado, 31 de janeiro de 2026 
