Abra questiona Prefeitura sobre sindicância de desvios de recursos
21 de março de 2019
Em Sessão Ordinária (18), o vereador Tiago Abra (PP) apresentou um requerimento solicitando à Prefeitura cópia integral de todo processo de apuração, elaborado pela Comissão de Sindicância Interna, que investigou os desvios de recursos públicos pela ex-tesoureira Érica Carpi e providências tomadas a partir das conclusões.
O vereador justificou que, conforme publicado pelo jornal A Tribuna, no último dia 3 de março, o relatório conclusivo foi entregue ao prefeito no início de janeiro e a Prefeitura não divulgou o relatório entregue pela Comissão de Sindicância.
O colunista do jornal teria questionado o Prefeito sobre as providências tomadas, relativas às conclusões da Comissão de Sindicância Interna, este teria dito que “... remeteu o relatório – sem ler – para providências de praxe”. A mesma edição do jornal também citou que Carpi “teria solicitado – e recebido- as verbas rescisórias relativas à sua demissão”.
Segundo Abra, os munícipes reclamam da falta de informações sobre o caso: “Algumas pessoas alegam que o pagamento deveria ter sido feito em juízo. A procuradoria da Prefeitura alega que não. Mas tem outro aspecto, a falta de transparência. O pagamento foi feito há meses e só foi descoberto agora. Outra questão: se fica a dúvida, deposita em juízo, ela que faça o desbloqueio. Emite uma nota explicando sobre a Sindicância, fala quais documentos foram analisados. A população está revoltada e com razão”.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) apoiou o pedido de Abra: “Eu e o vereador Tupete fizemos o Requerimento 16/2019, a resposta foi que: “após analisarmos o requerimento, resolvemos abrir uma sindicância”. Eles só tomaram uma providência porque fizemos o requerimento. É vergonhoso. Parece que o negócio está andando sem saber para onde vai”.
Abra indagou por qual motivo a Prefeitura não depositou o pagamento em juízo, no mesmo processo que apura os desvios de recursos da Prefeitura e solicitou cópia do parecer jurídico que autorizou o pagamento das verbas rescisórias da ex-tesoureira, os documentos relativos à rescisão contratual e às verbas indenizatórias pagas.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

sábado, 31 de janeiro de 2026 
