CONSIRJ presta informações sobre aparelhos para exames cardíacos
28 de março de 2019
Os vereadores Vagner Selis – Pintinho (PRB) e Vanderley Vieira – Deley (PPS), através de requerimento apresentado em Sessão Ordinária, questionaram o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (CONSIRJ), prefeito Flávio Prandi Franco, sobre a possibilidade de aquisição de aparelhos de ecocardiograma e eletrocardiograma para realizar exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jales.
Os vereadores justificaram que havia uma demanda grande pelo exame de ecocardiograma, indicado por médicos a pacientes de Jales e de toda região atendida pelo CONSIRJ. Esse exame não era oferecido pela rede pública de saúde em Jales, situação que exigia a remoção desses pacientes, sempre em grande número, para São José do Rio Preto, o que demandaria tempo, dinheiro e provocava desgaste físico dos pacientes já debilitados.
A oferta de exames de ecocardiograma, mesmo em São José do Rio Preto, seria limitada e já houve casos de pacientes do SUS terem ido a óbito antes mesmo de conseguirem os exames.
Os vereadores afirmaram que o custo do aparelho de ecocardiograma não seria impedimento para a aquisição, pois este não tem valor muito expressivo.
Pintinho e Deley justificaram, também, que o aparelho de eletrocardiograma, atualmente em uso no CONSIRJ, seria muito antigo e necessitava ser substituído por um novo.
Os vereadores indagaram se o CONSIRJ já analisou a possibilidade de adquirir aparelhos de ecocardiograma e eletrocardiograma e qual a previsão para a realização das compras.
Em resposta ao requerimento apresentado, o presidente do CONSIRJ afirmou que o Consórcio possui dois aparelhos de eletrocardiograma que estão em uso, um deles seminovo, e que atendem plenamente os pacientes.
Ele ressaltou que para a aquisição de um aparelho de ecocardiograma é necessária a contratação de um médico especialista na área cardiológica, para fazer as análises dos exames e emitir laudos.
O CONSIRJ ainda afirmou que os dois tipos de exames são realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Jales por cardiologistas, que são agendados nas Unidades de Saúde dos Municípios.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

sábado, 31 de janeiro de 2026 
