Chico questiona falta de médico legista em Jales
28 de março de 2019
O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (MDB), em Sessão Ordinária (25), apresentou um requerimento à Prefeitura questionando por quais motivos o município não possui um médico legista residente para realizar os procedimentos necessários.
Chico afirmou que é indispensável que haja um médico para atuar no Instituto Médico Legal (IML), pois em algumas situações as famílias tem que esperar pela liberação dos corpos para iniciar o processo de funeral.
Esse eventual atraso gera inúmeros transtornos e constrangimentos a essas famílias, que já estão sofrendo pela perda de seus entes queridos.
Chico comentou o requerimento: “Antigamente, o corpo era enviado para Santa Fé do Sul ou Fernandópolis, agora vai para São José do Rio Preto. É um constrangimento que a família passa em um momento tão difícil. Temos que saber o porquê e onde temos que ir para conseguir esse médico legista”.
O vereador Vagner Selis – Pintinho (PRB) destacou que os vereadores, em 2017, estiveram em São Paulo e solicitaram a nomeação de um médico legista para Jales: “Não depende de nós. O médico atua pela Secretaria de Segurança Pública. Ele é aprovado em concurso público e a Secretaria de Segurança nomeia esse médico. Já fomos à Secretaria e pedimos um médico legista para a cidade”, disse.
Chico questionou o que a Prefeitura pode fazer para sanar a falta de médicos legistas no município e se há um prazo para solucionar esse problema.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
