Deley questiona CONSIRJ sobre demora em atendimento com ortopedistas
03 de abril de 2019
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS), em Sessão Ordinária (1º), apresentou um requerimento questionando o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (CONSIRJ), prefeito Flávio Prandi Franco, sobre quais providências podem ser tomadas pra agilizar o atendimento de pacientes por médico ortopedista.
Deley explicou que, mesmo em caso de fratura grave, os pacientes precisam esperar por dias para serem atendidos.
Além do sofrimento ao paciente, a longa espera pode provocar quadros clínicos mais graves, podendo levar o paciente a óbito.
O vereador falou sobre o requerimento: “Demora de 4 a 5 dias para marcar com o médico. Jamais uma pessoa com quebradura pode esperar para ser atendida. Ninguém deve sofrer com dores em casa”, disse Deley.
Segundo o vereador Tiago Abra (PP), as normas para atendimento devem ser alteradas: “É o Estado que tem que resolver isso. A pessoa está com dor, mas tem que esperar por dois dias. Temos que eliminar a burocracia. Todos os municípios e prefeitos podem ir ao DRS (Departamento Regional de Saúde) e cobrar, senão as pessoas vão continuar sofrendo por dias, por problemas que poderiam ser resolvidos em uma ou duas horas”.
Deley indagou por quais motivos o CONSIRJ não contrata um ortopedista para socorrer as vítimas de fraturas, enquanto não se estabelece uma solução efetiva.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao presidente do CONSIRJ. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

quarta, 19 de novembro de 2025 
