Prefeitura responde requerimento sobre médico legista
16 de abril de 2019
O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (MDB), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento à Prefeitura questionando por quais motivos o município não possuía um médico legista residente para realizar os procedimentos necessários.
Chico afirmou que era indispensável um médico para atuar no Instituto Médico Legal (IML), pois em algumas situações as famílias precisam esperar pela liberação dos corpos para iniciar o processo de funeral.
Esse eventual atraso gera inúmeros transtornos e constrangimentos a essas famílias, que já estão sofrendo pela perda de seus entes queridos.
Chico questionou o que a Prefeitura poderia fazer para sanar a falta de médicos legistas no município e qual era o prazo para solucionar esse problema.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que o serviço prestado pelo IML e a disponibilização de médicos são responsabilidades do Governo do Estado de São Paulo. O município não tem condições de prestar o serviço por conta própria.
A Prefeitura também informou que vai solicitar providências ao Governo do Estado para solucionar o problema da falta de médicos legistas.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
