Prefeitura responde requerimento sobre segurança nas escolas
03 de maio de 2019
Os vereadores Tiago Abra (PP), Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando a Prefeitura sobre quais ações o município vinha realizando para formações específicas sobre segurança escolar, dirigidas ao pessoal docente e não docente das escolas.
Os vereadores justificaram que alunos, professores e funcionários precisam estar protegidos de qualquer ameaça que coloque em risco sua segurança.
No requerimento aprovado, os vereadores indagaram se a Prefeitura fiscalizava o comércio próximo às escolas com o intuito de coibir a comercialização de produtos ilícitos, se discutia com os respectivos parceiros sobre prevenção e segurança do ambiente escolar e também solicitaram outras informações relativas ao assunto.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, informou que as ações sobre segurança escolar são relacionadas ao combate à violência, envolvimento de alunos, famílias e comunidades com a integração no ambiente escolar.
Todas as unidades têm projetos de combate ao bullying, pois as práticas de intimidação que constituem o bullying podem causar danos a toda a comunidade escolar.
A Prefeitura afirmou que as unidades escolares, todos os anos, realizam avaliações de todo o sistema educacional, expõem os problemas e sugestões de melhoria. Assim, são discutidos os problemas escolares, inclusive os de segurança. As escolas possuem interfone ou campainha e a entrada de pessoas é monitorada por servidores. Em todas as EMEIs há câmeras de monitoramento. Todas as unidades têm laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Militar, através da ronda escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovem ações de prevenção e segurança no ambiente escolar.
O Poder Executivo não informou se fiscaliza os comércios próximos às escolas para coibir a venda de produtos ilícitos.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
