Abra questiona Prefeitura sobre centro para atender vítimas de dengue
08 de maio de 2019
O vereador Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária (6), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura o motivo de ainda não ter sido criado um centro especializado para atender pacientes vítimas de dengue.
O vereador justificou que, neste ano, o número de casos notificados está em torno de 1.500 e a Vigilância Epidemiológica Estadual decretou que há uma epidemia da doença no município.
Um centro especializado para atender o elevado número de pacientes com dengue evitaria sobrecarregar a UPA e as ESFs.
Abra explicou que algumas cidades da região aderiram aos centros: “Hoje, todas as ESFs e a UPA estão lotadas de gente com dengue. Conversei com enfermeiros e eles disseram que seria bom se a Prefeitura criasse um local para atender essas pessoas. É tanta gente para atender, que as pessoas que moram na região, que têm consultas e precisam pegar guias, não conseguem ser atendidas. Cria um centro, põe um funcionário para coletar sangue, para hidratar os pacientes. Fica a sugestão. Isso já deveria ter sido feito quando o verador Kazuto fez a indicação”, disse.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) comentou sobre o requerimento: “Eu fui falar com a Maria Aparecida (secretária de Saúde), ela disse que não era necessário abrir um centro especializado. A pessoa tem dor, quanto mais rápido for o atendimento, mais rápido alivia a dor dos pacientes”, falou.
Abra questionou se o centro especializado poderá ser criado em breve e, caso contrário, o que impediria.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
