O vereador Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária (6), apresentou um requerimento solicitando que a Prefeitura encaminhe o extrato da conta bancária em que são recolhidos os recursos provenientes de multas de trânsito e zona azul, entre os meses de julho de 2018 a abril de 2019.
O vereador justificou que não está claro em qual setor estão sendo aplicados os recursos arrecadados pela empresa terceirizada que administra a zona azul no município.
Abra destacou que as verbas poderiam ser utilizadas em obras de melhorias no trânsito: “Há um ano e meio, o secretário de Planejamento [Nilton Suetugo] disse que tinha uma grana preta do trânsito. Ele ia fazer um estudo e revitalizar o trânsito da cidade. Eu estive lá quando foi celebrada a parceria com o Instituo Federal que ia fazer o estudo. Já estamos em maio, nada foi feito. Os semáforos estão caindo aos pedaços, não tem placas de trânsito. É aumento de IPTU, infração na zona azul, fim do 14º [salário], georreferenciamento, aumentou passagem de ônibus. E povo não vê nada em troca. Secretário de Planejamento, cadê esse estudo?”, disse.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) comentou sobre o requerimento: “Aquilo que se fala e não faz, eu vou cobrar. Ano passado, tivemos uma reunião com o Niltinho e ele falou que ia trocar toda a iluminação do município, que tinha dinheiro para isso. Falou que tinha dinheiro de sobra para fazer faixas elevadas. Não teve gasto com iluminação, foram feitas duas faixas elevadas. Eu vou ficar aqui brigando até quando? Vou falar para o prefeito que ele tem que cobrar os secretários”, disse.
Abra solicitou, também, que a Prefeitura encaminhe o relatório, mês a mês, da destinação de recursos no referido período e informações sobre o plano de aplicação dos recursos financeiros.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
