Prefeitura responde requerimento sobre combate à dengue
13 de maio de 2019
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), Claudecir dos Santos – Tupete (DEM) e Tiago Abra (PP), em requerimento apresentado em Sessão Ordinária, questionaram quais programas estariam sendo desenvolvidos em 2019 para combater a dengue.
Os vereadores justificaram que diariamente são veiculadas notícias em todos os meios de comunicação sobre o crescimento dos casos de dengue e seu perigo à saúde, devido ao período de chuvas.
O período de maior proliferação da dengue é entre os meses de março e maio e o maior problema encontrado é o descuido da população quanto aos focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, informou que realiza todas as atividades previstas nas diretrizes nacionais para a preservação e controle de endemias de dengue, como vistorias em casas e pontos estratégicos, ferros velhos e reciclados, aplicação de inseticidas em áreas com casos confirmados de dengue, avaliação trimestral do índice de larvas no município, atividades educativas em escolas, divulgação em mídias locais, entre outras.
Todos os bairros estão sendo inspecionados por agentes de endemias, pois há casos notificados de dengue em todos os bairros.
A Prefeitura afirmou que há 73 agentes de endemias e comunitários atuando no município. A Secretaria de Saúde vai solicitar um novo processo seletivo para a contratação de outros agentes de endemias, pois não há candidatos a serem convocados. Recentemente foram convocados 12 agentes comunitários de saúde.
Todos os médicos foram capacitados para o tratamento de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. As unidades acolhem, notificam, acompanham e hidratam os pacientes com suspeitas de dengue.
Há três médicos atendendo na UPA e não é competência da Prefeitura designar mais um profissional, e sim, do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj). A Prefeitura encaminhou à Câmara, junto com a resposta, cópia do plano municipal de combate à dengue.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
