Prefeitura presta informações sobre laboratório clínico
13 de maio de 2019
Os vereadores Tiago Abra (PP), Claudecir dos Santos (DEM) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, questionaram se a Prefeitura tinha conhecimento da falta de acessibilidade adequada para pacientes que são submetidos a exames laboratoriais.
Os vereadores justificaram que a comunidade, em reuniões plenárias da pré-conferência municipal da saúde, ressaltou a necessidade de instalação de cadeiras, de cobertura e da retirada de obstáculos de uma escada no local em que atualmente são feitos os atendimentos.
Eles também indagaram por que o laboratório de análises clínicas do município havia sido desativado, se seria possível reativa-lo e qual o tipo de contrato feito com a atual prestadora de serviço para a realização de exames.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, informou que solicitou ao médico auditor que faça uma vistoria no local para avaliar as reclamações dos usuários e tomar as medidas necessárias.
O laboratório do SUS não foi desativado, continua realizando exames, como para a detecção de tuberculose, hanseníase e HIV, para o município de Jales e região, nos termos do acordo entre o Município e a Diretoria Regional de Saúde – DRS XV.
A Prefeitura afirmou, também, que a empresa foi contratada por licitação, na modalidade pregão. Para reativar o laboratório de análises é necessário fazer uma reforma total no prédio, adquirir aparelhos, kits para exames e contratar técnicos e bioquímicos, pois a maioria dos funcionários solicitou a aposentadoria.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
