Prefeitura responde requerimento sobre estagiários
21 de maio de 2019
O vereador Tiago Abra (PP), em requerimento aprovado em Sessão Ordinária, questionou por qual motivo a Prefeitura não realiza concurso público para contratar servidores efetivos ao invés de manter uma quantidade exagerada de estagiários.
Segundo o vereador, há 200 estagiários contratados pela Prefeitura, que custam cerca de R$ 2 milhões por ano.
A não contratação de servidores públicos resultará, em um futuro próximo, na falta de servidores experientes para a execução dos serviços e prejudica a arrecadação de contribuições ao Instituto Municipal de Previdência Social.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Administração, informou que realizou concurso público em novembro e dezembro de 2017, com vigência até 2020 e que pode ser prorrogado até 2022.
Afirmou, ainda, que os critérios utilizados pela Prefeitura para a contratação de estagiários são as entrevistas individuais. O Poder Executivo não realiza processo seletivo para contratar estagiários, pois não é exigido pelo convênio com CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e isso geraria despesas para os cofres públicos municipais.
A Prefeitura também explicou que os estagiários são contratados para substituir os que são exonerados. Os candidatos aprovados nos concursos vigentes estão sendo convocados conforme necessidade do município e contribuem para a arrecadação da previdência municipal.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
