Vereadores questionam Prefeitura sobre medidas para combater a dengue
30 de maio de 2019
Os vereadores Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) Claudecir dos Santos - Tupete (DEM) e Tiago Abra (PP) apresentaram um requerimento, em Sessão Ordinária (27), questionando qual o índice larvário registrado nos últimos quatro trimestres e quantos proprietários foram notificados e multados, neste ano, por não manter seus imóveis limpos.
Os vereadores justificaram que, diariamente, devido ao período de chuvas, são veiculadas notícias sobre o aumento dos casos de dengue e o risco à saúde. Jales vive uma epidemia da doença e é necessário obter mais informações sobre as ações executadas pela Prefeitura para combater a proliferação do Aedes aegypty no município.
Macetão comentou sobre o requerimento: “O poder púbico não pode ficar de braços cruzados, dentre o que ele não faz está a não notificação de terrenos sujos. O plano municipal de combate a arboviroses fala que deveria ter um centro de hidratação. Cadê esse centro de hidratação? Em outras cidades já virou ação civil pública, porque o prefeito coloca no papel e não fez nada. Quem não tem plano de saúde fica esperando na UPA”, afirmou.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre a propositura: “Todos nós sabíamos que a dengue iria triplicar em 2019, a Secretaria de Saúde avisou. Eu estive lá na UPA na semana passada e até às 13 horas, eles tinham atendido 185 pessoas. Cidades de toda a região vêm para cá. Eu falei que deveria fazer um centro de triagem, mas a secretária disse que não era necessário. Se você andar pela cidade, vai ver o caos que está”.
Os vereadores indagaram quantos membros havia e quantos há na equipe de servidores designada para o combate à dengue, se o município possui sala própria para hidratação de pacientes, quais ações foram decididas e encaminhadas pelo comitê Gestor da Dengue do município, entre outras questões.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
