Prefeitura responde indicação sobre dedetização para combater dengue
03 de junho de 2019
O vereador Fábio Kazuto (PSB) apresentou uma indicação, em Sessão Ordinária, solicitando à Prefeitura a realização de “fumacê” nas galerias do perímetro urbano.
Kazuto justificou que o procedimento seria necessário para combater a infestação de dengue no município e o combate nas galerias seria importante para eliminar o mosquito. Caso a Prefeitura não dispusesse de equipamento próprio para executar o trabalho, que este fosse adquirido com urgência.
Em resposta à indicação, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, informou que a dedetização nas galerias tem efetividade apenas para o controle do pernilongo comum. O mosquito Aedes aegypti tem hábitos domiciliares, portanto sua incidência em galerias é muito pequena. A dedetização para combater o pernilongo comum é provisória, pois elimina apenas os pernilongos adultos, mas as larvas permanecem.
A Secretaria sugeriu que sejam feitas limpezas de galerias, instalação de grades para barrar o lixo e evitar novos entupimentos e jogar água com caminhão pipa nos pontos mais altos do município. Dessa maneira serão eliminadas as larvas e o trabalho será eficiente.
A pasta informou que, após a limpeza, se for de interesse do município, pode ser contratada uma empresa terceirizada para executar a dedetização voltada para o controle de baratas e ratos e, consequentemente, de escorpiões.
As indicações e suas respostas podem ser conferidas na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
