Prefeitura responde requerimento sobre centro para vítimas de dengue
06 de junho de 2019
O vereador Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando a Prefeitura o motivo de ainda não ter sido criado um centro especializado para atender pacientes vítimas de dengue.
O vereador justificou que o número de casos notificados estava em torno de 1.500 e a Vigilância Epidemiológica Estadual decretou que há uma epidemia da doença no município.
Segundo o vereador, um centro especializado para atender o elevado número de pacientes com dengue evitaria sobrecarregar a UPA e as ESFs.
Abra questionou se o centro especializado poderia ser criado e, caso contrário, o que impediria.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que as unidades de saúde possuem em média dois ou três leitos que podem ser utilizados para observação de pacientes com dengue. No entanto, isso não impede que os pacientes sejam atendidos, de forma improvisada, na própria unidade ou encaminhados para a unidade mais próxima.
A Prefeitura afirmou que a Secretaria de Saúde solicitou a compra de suporte para soro, cadeiras para reidratação venosa, soro fisiológico e medicamentos para atender no período de epidemia, evitando que pacientes se desloquem até a UPA e sobrecarregue o sistema de emergência. Segundo a pasta, “existe uma tendência à diminuição das temperaturas, portanto acreditamos estarmos caminhando para o fim deste ciclo de alta transmissibilidade”.
A Prefeitura não informou o que impede a criação de um centro único e especializado para atender as vítimas de dengue.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidas na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
