Abra e Macetão questionam sobre falta de funcionários em ESF
03 de julho de 2019
Os vereadores Tiago Abra (PP) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (1º), solicitaram que a Prefeitura informe por qual motivo a equipe da ESF “Leonísio Gambeiro”, no Jardim Oiti, está desfalcada.
Os vereadores justificaram que receberam reclamações de pacientes atendidos na ESF e explicaram que a falta de profissionais prejudica os pacientes. Em uma visita à unidade, foram confirmados os relatos dos pacientes.
O vereador Macetão criticou a falta de médicos na unidade: “Eu e o vereador Kazuto [Fábio (PSB)] estivemos no Conselho Municipal de Saúde, os moradores que nos chamaram. Nos foi passado que há mais de um mês não tem médico lá. As funcionárias pegam a receita de pacientes com medicamentos de uso contínuo, que não podem ficar sem medicamentos e levam para outro médico assinar. Estão cometendo uma ilegalidade grave. Agora está indo um carro da Secretaria de Saúde pegar as receitas. É inadmissível. Se uma pessoa só ficou sem atendimento, já está errado”, falou.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) comentou sobre o requerimento: “Não tem um paciente do Oiti que está desassistido. Ou vai no Núcleo Central, no [bairro] São Jorge ou na Facip. Me falaram que a Prefeitura já fez três processos licitatórios para contratar médicos, mas não acha nenhum. Tem remédios no Núcleo Central, eles vão lá buscar. A população jamais vai ficar desassistida sobre a saúde”.
Os vereadores questionaram quais profissionais estão em falta na unidade de saúde, por que motivo e se há equipes incompletas em outras ESFs.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
