Macetão questiona Prefeitura sobre castração de animais
03 de julho de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária (1º), questionou a Prefeitura quantos procedimentos de castração de cães e gatos foram estabelecidos como necessários no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado.
O vereador justificou que a Prefeitura necessita ter uma equipe que realize a castração de cães e gatos, que procriam livremente pelas ruas da cidade. A Prefeitura firmou um acordo com o Ministério Público no qual se comprometeu a executar o serviço.
Para Macetão, é preciso divulgar informações à população: “Um morador de um bairro carente, desempregado, tinha três cachorros, foi até o centro de Zoonoses e disseram que entrariam em contato com ele para fazer a castração dos animais. Agora, ele tem 12 cachorros. E pode virar mais quantos? Temos que ter lista de espera no site e temos que ter regras claras”, falou.
O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (MDB) comentou a propositura: “Não adianta só fazer milhares de castrações. A pessoa citada pelo vereador não tinha condições e como essa pessoa tem nove cachorros? É uma questão de saúde pública, de conscientização. Não adianta fazer 500 castrações durante o mês, se não tem a conscientização das famílias carentes. Não é somente colocar nas costas do município que tem que fazer essas castrações”.
Abra falou sobre o requerimento: “A Prefeitura precisa criar política pública. Tem que ter feira de adoção de animais, castração, educação animal nas escolas. É uma engrenagem que tem que funcionar. A cada R$ 1 investido na proteção animal, são R$ 27 que você economiza em saúde pública. A Prefeitura pode dar assistência para grupos de proteção. Algumas cidades focaram no “castramóvel”. Temos que começar”, disse.
Macetão indagou quem é o responsável indicado pela Prefeitura para coordenar a castração de cães e gatos e quantas castrações foram realizada pela Prefeitura em 2019.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
