Trecho da Avenida Arapuã passa a ser de domínio do município
04 de julho de 2019
Ontem (3), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) encaminhou um ofício à Câmara informando que o trecho de 1,6 quilômetros, da Rodovia Jarbas de Moraes (SP-561), continuação da Avenida Arapuã, passará a ser de domínio do município e deixará de ser parte da malha rodoviária do DER.
Em 2017, os vereadores João Zanetoni (PSB), Luis Rosalino (PT), Fábio Kazuto (PSB) e Bismark Kuwakino (PSDB) apresentaram o Requerimento 27/2017, em Sessão Ordinária, questionando se a Prefeitura poderia solicitar ao DER que o trecho da Avenida Arapuã fosse reconhecido como via urbana.
No ano passado, Zanetoni, acompanhado do prefeito Flávio Prandi Franco, esteve na Sede do DER, em São Paulo, reunido com o superintendente do órgão Ricardo Volpi e o deputado estadual Orlando Bolçone (PSB). O vereador protocolou ofícios pedindo a transferência de responsabilidade para o município do trecho da avenida. Zanetoni justificou que, como aquela parte da malha estava localizada em área urbana, as necessidades da via poderiam ser mais bem atendidas pela Prefeitura Municipal.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em 2018, esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e protocolou ofícios nos gabinetes dos deputados Coronel Camilo (PSB) e Ricardo Madalena (PR), também solicitando que fizessem gestões junto ao DER pra passar a responsabilidade do trecho ao município.
Neste ano, Zanetoni encaminhou uma indicação à Prefeitura recomendando que fizesse gestões junto ao DER pela transferência do domínio.
A partir de agora, a Prefeitura passa a ser responsável pela administração e conservação da área.

terça, 18 de novembro de 2025 
