Câmara aprova Moção de Apoio a diretores por concurso de remoção
12 de julho de 2019
A Câmara, em Sessão Ordinária (10), apresentou uma Moção de Apoio à reivindicação pela imediata abertura de concurso interno para a remoção de diretores, titulares de cargos efetivos, para outras escolas.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS), autor da moção, explicou que o concurso interno é realizado anualmente e, em 2019, aparentemente sem qualquer razão plausível, o concurso para remoção está sendo protelado, em prejuízo dos servidores lotados em escolas distantes de suas residências ou locais de difícil acesso, pois já cumprem, a princípio, os requisitos legais de remoção.
Deley justificou que o pedido merece o apoio da Câmara porque, além de justo, não gera gastos aos cofres públicos.
Deley falou sobre a propositura: “Todo ano, o Estado faz essa modificação, para que os diretores que estão fora de suas cidades de origem sejam transferidos para as cidades onde moram. O governador, até agora, não fez pronunciamento nenhum sobre essa questão. Muitas escolas estão indefinidas. Que o governo olhe por esses diretores para que peguem logo essas escolas em que vão atuar na direção”.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP) comentou a moção: “Dói muito saber quando a pessoa consegue remoção ou outra coisa como favor político. É preciso que se faça de modo correto, para que não tenha esse jeitinho político. A pessoa não pode ficar nessa incerteza. Será que não pode editar uma norma para efetivar essas pessoas no local em que estão prestando serviço?”, disse.
A Moção de Apoio 16/2019 foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao governador do Estado de São Paulo, ao secretário Estadual de Educação e aos diretores das Escolas Estaduais em Jales.

terça, 18 de novembro de 2025 
