Prefeitura responde requerimento sobre falta de funcionários em ESF
24 de julho de 2019
Os vereadores Tiago Abra (PP) e Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, solicitaram que a Prefeitura informasse por qual motivo a equipe da ESF “Leonísio Gambeiro”, no Jardim Oiti, estava desfalcada.
Os vereadores justificaram que receberam reclamações de pacientes atendidos na ESF e explicaram que a falta de profissionais prejudica os pacientes. Em uma visita à unidade, foram confirmados os relatos dos pacientes.
Os vereadores questionaram quais profissionais estavam em falta na unidade de saúde, por que motivo e se havia equipes incompletas em outras ESFs.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que a equipe da ESF, do Jardim Oiti, está em processo de reposição de funcionários, pois servidores pediram exoneração ou se aposentaram.
O médico será substituído, a vaga de auxiliar de limpeza será preenchida assim que for criado o cargo, pois serão convocados candidatos aprovados no concurso público de 2017. A Secretaria já solicitou a convocação de dois agentes de saúde, aprovados no processo seletivo de 2017, para completar a equipe.
Segundo a Prefeitura, a equipe não está completa porque a reposição dependia de avaliação de disponibilidade financeira e da legalidade de teto que atenda à Lei de Responsabilidade Fiscal. A Prefeitura também informou que outras unidades estão com equipes desfalcadas e serão convocados três enfermeiros, dois escriturários e cinco atendentes para a recepção e acolhimento nas unidades de saúde.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
