Prefeitura responde requerimento sobre castração de animais
25 de julho de 2019
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), em Sessão Ordinária, questionou a Prefeitura sobre quantos procedimentos de castração de cães e gatos foram estabelecidos como necessários no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado.
O vereador justificou que a Prefeitura necessita ter uma equipe que realize a castração de cães e gatos, que procriam livremente pelas ruas da cidade. A Prefeitura firmou um acordo com o Ministério Público no qual se comprometeu a executar o serviço.
Macetão indagou quem é o responsável indicado pela Prefeitura para coordenar a castração de cães e gatos e quantas castrações foram realizada pela Prefeitura em 2019.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que no TAC foram estabelecidos 40 procedimentos de castração por mês. Em 2019, foram realizadas 114 castrações, que deverão ser intensificadas no segundo semestre.
Os responsáveis pelas castrações no município são: o médico veterinário Carlos Eduardo da Silva, na Unidade de Zoonozes e a veterinária Paula Tavares, na Clínica Veterinária Empresa Paula Sumie Nakazaka Tavares ME.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
