Prefeitura responde requerimento sobre cirurgias em ESF
25 de julho de 2019
Os vereadores Luiz Henrique Viotto - Macetão (PP) e Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando a Prefeitura em quais ESFs são realizadas pequenas cirurgias e há atendimento de profissionais das áreas de ginecologia e pediatria. Os vereadores justificaram que essas informações estavam sendo veiculadas em campanha publicitária da Prefeitura.
Abra e Macetão solicitaram que a Prefeitura encaminhasse a relação completa contendo os nomes dos profissionais responsáveis pelos atendimentos e os horários de atendimentos destes em cada unidade de saúde e indagaram se as ESFs atendem às exigências da área da saúde para fazer esses atendimentos e procedimentos.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os procedimentos estão disponíveis em dez ESFs e em uma UBS. Os procedimentos realizados são retirada de corpos estranhos, nevos, cistos, lipomas e tratamentos de feridas. Segundo o Ministério da Saúde, nesses procedimentos os profissionais de saúde avaliam os riscos de agravamento e a necessidade de encaminhamento a outro serviço de saúde.
A maioria das unidades de saúde possui estrutura adequada para a realização dessas cirurgias de baixa complexidade. As unidades estão passando por adequações e reformas visando melhorar a qualidade do atendimento e são fiscalizadas periodicamente pela Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Regionais de Enfermagem e de Medicina do Estado de São Paulo.
A Prefeitura também afirmou que todas as unidades de saúde possuem serviço de ginecologia e pediatria, com atendimento disponível ao menos uma vez na semana.
Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
