Abra questiona Prefeitura sobre programa para redução de criminalidade
07 de agosto de 2019
O vereador Tiago Abra (PP), em Sessão Ordinária (5), apresentou um requerimento questionando por qual motivo a Prefeitura não implantou o programa Atividade Delegada em Jales.
O programa Atividade Delegada, da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade, dar maior segurança à população e contribuir para a preservação do patrimônio público. Policiais militares em escalas de folga são designados para desempenhar essas atividades no município.
O vereador justificou que há muito tempo os vereadores reivindicam a celebração de um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança para incluir Jales no programa. Algumas cidades vizinhas aderiram ao programa, no entanto, Jales ainda não firmou convênio para a Atividade Delegada.
Abra falou sobre o requerimento “Nós votamos o projeto de Atividade Delegada há um ano e meio. O secretário de Planejamento, Niltinho Suetugo, disse que iria implantar o projeto rapidamente, mas até hoje não foi implantado e eu quero saber o porquê. Nós não temos guarda civil municipal. Por favor, secretário, coloque o projeto em prática”, disse.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) falou sobre a atuação da Atividade Delegada: “Mensagens circularam na internet dizendo que o prefeito estava contratando policiais para fiscalizar ambulantes de Jales, isso é uma grande mentira. A Atividade Delegada é para fiscalizar praças, coibir malfeitores e pessoas que se aproveitam que há poucos fiscais em Jales e vêm aqui vender mercadorias sem pagar impostos”, afirmou.
Abra indagou se há previsão para a celebração do convênio e, caso a Prefeitura não tenha interesse em aderir ao programa, qual seria o motivo.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
