Câmara aprova PL que institui o Dia de Prevenção ao Suicídio
08 de agosto de 2019
A Câmara aprovou, em Sessão Ordinária (5), o Projeto de Lei 55/2019, que institui, em 10 de setembro, o Dia Municipal de Conscientização e Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida. A data fará parte do Calendário Municipal de atividades e tem como símbolo a cor amarela.
O objetivo do projeto é estimular ações educativas e preventivas para diagnosticar comportamentos suicidas, promover atividades de amparo a pessoas com distúrbios emocionais e mentais, incentivar a criação de canais de atendimento, executar projetos para intervenção e acompanhamento de pessoas que atentaram contra a própria vida.
O Poder Público poderá, individualmente ou em conjunto com instituições públicas ou privadas, realizar atividades que estimulem discussão, conscientização e medidas protetivas contra o suicídio.
O vereador Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), autor do projeto, destacou a importância da prevenção: “Pedimos ao prefeito se ele pode instituir isso no município. Precisamos fazer valer essa lei que trata desse mal. Essas questões ligadas à mente, como distúrbios psíquicos, depressão e esquizofrenia vão virar uma epidemia mundial”.
O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS) comentou sobre o PL: “Quero parabenizar o Macetão por esse projeto. Eu já tive um irmão numa situação dessa. Às vezes, pessoas da família falavam que era frescura. Só quem tem isso na família sabe o que é depressão. Não desejo nem para um animal a angústia em que vive um cidadão com depressão”, falou.
O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e encaminhado para sanção do prefeito.
foto: CVV

terça, 18 de novembro de 2025 
