Chico questiona Prefeitura sobre gado solto no perímetro urbano
09 de agosto de 2019
O vereador Adalberto Francisco de Oliveira Filho – Chico do Cartório (MDB), em Sessão Ordinária (5), apresentou um requerimento questionando se a Prefeitura tem autuado proprietários que deixam gado solto no perímetro urbano.
O vereador justificou que é comum encontrar gado solto em bairros e loteamentos da cidade. O gado solto pode causar acidentes, gera medo e desconforto aos munícipes. Moradores dos bairros Maria Silveira, Pires de Andrade e Morumbi manifestaram indignação devido à presença desses animais próximos as suas residências.
Chico falou sobre o requerimento: “É constante a presença de gado nesses bairros. Não está tendo fiscalização e é preocupante. Há crianças que voltam de escola, idosos que andam pelos seus bairros. As pessoas que têm esses animais que os preserve nos seus terrenos, em sítios e fazendas. Todos os dias acontece a mesma coisa. São 20, 30 animais pastando”, disse.
O vereador João Zanetoni (PSB) apoiou o requerimento: “A gente sabe que muitas dessas pessoas tiram dos animais o sustento da família, mas isso não é legal na zona urbana. A pessoa tem que saber que hoje ela reside num local urbano e que se ela não tiver uma propriedade, que arrende um pasto, uma chácara para ter esses animais. No perímetro urbano pode causar acidentes com veículos e crianças. Tem que ter uma fiscalização mais rigorosa”.
Chico indagou quem é o responsável por fiscalizar a presença de gado solto nos espaços urbanos, a quem os munícipes devem dirigir as denúncias e quantas notificações foram expedidas em 2019.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

terça, 18 de novembro de 2025 
